Edições

É a economia, Costa!

05 Outubro 2015

Os eleitores tendem a favorecer os partidos que estão no governo quando a economia está a crescer, mostram vários estudos, incluindo sobre Portugal. Um trabalho recente defende que além da evolução dos indicadores económicos, os eleitores também valorizam a interpretação da realidade.

(mais…)

Todos fazem contas ao abrandamento chinês

30 Setembro 2015

O abrandamento da economia chinesa é o novo grande risco a pender sobre a economia mundial, mas os efeitos regionais serão muito diferentes. A Europa está relativamente defendida, pela baixa exposição à segunda maior economia do mundo.

(mais…)

É pouco provável que a VW esteja sozinha

24 Setembro 2015

O escândalo da fraude ao controlo das emissões em que caiu a Volkswagen surpreendeu o mundo, mas já havia vários sinais de que as empresas do sector poderiam estar a tentar ganhar vantagens, enganando os reguladores. Será a Volkswagen apenas o primeiro de vários casos?

(mais…)

Bancos éticos e sociais são mais estáveis

23 Setembro 2015

Outra banca é possível e até pode ser mais estável que a actual. Esta é a conclusão de um primeiro estudo alargado aos bancos dos países ricos que além dos lucros assumem como missão defender principios éticos ou sociais.

(mais…)

O Excel de Rogoff novamente atacado

22 Setembro 2015

O que interessa para o crescimento a longo prazo não é o nível da dívida, mas sim a trajectória que esta esteja a seguir de forma permanente, conclui um estudo publicado pelo FMI.

(mais…)

Portugal sofre discriminação das agências de rating

21 Setembro 2015

As três grandes agência de rating discriminam negativamente os países mais afectados pela crise. Portugal é dos mais prejudicados, mostra um estudo do instituo DIW na alemanha. Dados os fundamentais da economia, a S&P já podia ter subido o rating nacional para nível de investimento desde 2013.

(mais…)

O Brasil é o novo doente da economia mundial

18 Setembro 2015

O Brasil está com os ratings em queda, a economia em recessão e com novas medidas de austeridade à porta. Mas as causas do fraco desempenho podem também encontrar-se nas últimas três décadas.

(mais…)