Voltar à lista

Entrevista à Economia Info pela TypeEngine

20 Maio 2014 Geral

O papel inverteu-se e a Economia Info foi notícia na newsletter da TypeEngine, a plataforma digital que usámos para chegarmos o mais depressa possível aos leitores.

Eles estão sediados em Seattle, Washington, nos EUA e colaborámos juntos no lançamento da sua 1.ª solução de iOS com uma App “standalone”, ou seja fora da Newstand/Banca de Jornais da Apple.

Este mês fomos destacados junto da comunidade da TypeEngine exactamente por isso, com uma entrevista sobre o que é e para onde quer ir a Economia Info. É essa entrevista que traduzimos de seguida:


O que vos motivou a começar esta revista?

Identificamos a ausência de uma fonte de notícias que ofereça um acesso rápido e explique em poucos minutos as notícias, opiniões e controvérsias mais importantes do dia no mundo económico e empresarial. Esperamos oferecer um serviço de alta qualidade para pessoas muito ocupadas e com pouco tempo, mas que precisem de informação boa e rápida sobre estas áreas. Com a quantidade esmagadora de fontes de informação que existe, começamos a ver algumas pessoas interessadas em curadoria de qualidade de notícias e resumos. O tempo dirá se estamos certos.

Descreva o seu leitor médio.

Ainda estamos a construir e a descobrir a audiência para este projecto. Os nossos leitores num site e newsletter semelhantes mas gratuito, que editámos no passado, eram pessoas com profissões liberais, professores e investigadores, e quadros de empresas. Serão uma importante base para esta nova reincarnacão do projecto.

Como esperam chegar a novos leitores?

Nós estamos lentamente a alargar o leque de pessoas junto das quais estamos a promover o projecto, tentando recolher tanto feedback quanto possível. Numa primeira fase trataremos da divulgação junto das nossas redes sociais e dos nossos leitores anteriores que participaram nuns inquéritos iniciais no ano passado. Depois apresentaremos o projecto à totalidade dos cerca de 5.000 leitores anteriores e que ainda não sabem do renascimento da Economia Info. Finalmente, usaremos estratégias mais activas de marketing. Estamos também a planear produzir visualizações de indicadores económicos importantes (que por vezes são difíceis de perceber) num esforço de clarificação de temas quentes em discussão, como forma de aumentar a visibilidade do projecto.

Como vêem a vossa revista a evoluir nos próximos meses e anos?

O próximo ano será crucial e estamos focados em atrair uma boa base de leitores. Será certamente mais pequena que a anterior na publicação gratuita, mas esperamos que ainda assim suficiente para garantir a viabilidade do projecto. Assim que atinjamos isso, muito mais poderá ser feito na explicação e simplificação da economia em vários formatos: visualizações, notícias longas, entrevistas, etc.

Há quanto tempo é que publicam?

Entre 2007 e 2010 publicámos uma revista online gratuita (newsletter semanal por email e uma revista de imprensa, com site de apoio). Foi claramente um sucesso editorial, mas não tanto em termos de modelo de negócio e monetização.

Como definem o sucesso da vossa revista?

Número de subscritores e sustentabilidade. Quer dizer, o suficiente do primeiro para atingir o segundo. Considerando a nossa experiência somos muito pragmáticos. Outros objectivos surgirão assim que estes forem atingidos.

Que outras revistas gostam? Digitais ou em papel?

New Yorker, The Economist, Der Spiegel, Business Week, Atlantic. Principalmente digitais, se não todas…